PraTodoChef

Ervas e Especiarias: Canela e como fazer a Pimenta Síria

3
  Imagem: Reprodução


E aí, Chefs?

Para começar essa coluna escolhi a preferida das minhas especiarias: Canela!

Se a canela fosse uma pessoa, cercertamente seria do tipo sedutor , que nunca perde a prosa e tem aquele borogodó de causar inveja e, seja amada ou odiada, ninguém lhe é indiferente! 

De tão popular que a danada é, ganhou lugar nas artes , como no romance 'Gabriela, Cravo e Canela' de Jorge Amado, na música de Tom Jobim e até mesmo no cinema com as produções 'Canela' (México, 2012) e 'O Tempero da Vida' (Grécia/Turquia, 2005). Falarei deles em outra oportunidade. 

Apesar de tão conhecida, poucos sabem que, na maioria das vezes, o que consumimos não é a canela verdadeira, isso porque existem três tipos diferente:

CANELA-DA-ÍNDIA (ou do Ceilão) - Canela-Verdadeira

Imagem:Reprodução

É extraída da casca da árvore da espécie Cinnamomum zeylanicum, que cresce na região do Ceilão, tem a casca organizada em finas camadas bastante quebradiças. É mais aromática que as demais, mais adocicada e mais clara. Estudos recentes tem avaliado a possibilidade da Canela Verdadeira poder diminuir as taxas de açúcar no sangue.  Essa variedade é difícil de ser encontrada e, por isso, mais cara.


CANELA-DA-CHINA e CANELA-JAVANESA
Imagem: Reprodução


A Canela-da-China e a Canela-Javanesa, em verdade são extraídas da casca da Cássia, árvore pertencente ao mesmo gênero da Canela-Verdadeira, e, por isso, tem aroma e sabor parecidos com a canela e muitas vezes é confundida com esta. A principal diferença está no formato da casca, que na Cássia é mais grossa e não em camadas. O sabor também é distinto, a Cássia é mais rica em cumarinas e por isso tem um sabor mais tânico e adstringente.
A Canela-da-China e a Canela-de-Java, pouco diferem entre si, sendo que a chinesa é um pouco mais clara e tem sabor mais forte que a javanesa.
Aqui no Brasil ambas são largamente vendidas como canela e poucas pessoas fazem distinção entre as duas. São mais comerciais e baratas, sendo facilmente encontradas em supermercados, seja em pó ou em casca.

O uso indiscriminado, tanto da Canela, quanto da Cássia, pode gerar riscos à saúde, isso porque em grandes quantidades as cumarinas e aldeídos podem ser tóxicos. Entretanto, como geralmente não se ultrapassa uma colher de chá ou um casca grande de canela na comida, o uso culinário nessas condições não apresenta riscos.


USO CULINÁRIO

De sabor amadeirado marcante é uma das especiarias mais utilizadas na Cozinha Brasileira na produção e finalização de doces, muito comum nos de origem Portuguesa, compondo o dueto básico 'Cravo e Canela' (uma casca grande para uma colher de chá de Cravo). 
Aqui no PraTodoChef, já postamos a receita do Arroz Doce com Aromas Cítricos que leva canela em casca no preparo e a canela em pó na finalização.

Na cozinha oriental, sobretudo na do Oriente Próximo, além dos doces, é muito usada em preparos salgados, como no tempero de carnes e ensopados. É ingrediente essencial da Culinária Árabe, sendo parte da famosa Pimenta Síria que vamos ensinar aí em baixo.

Uma boa opção para usar a canela na cozinha salgada do dia-a-dia é colocar uma leve pitada quando preparar o molho bolonhesa. Embora a receita original desse molho não inclua a especiaria, esta pode dar um leve toque,  atuando como um realçador de sabor.

Um outro uso bem legal é a de aromatizador de ambientes para tirar aquele cheiro de fritura da cozinha. É só adicinar uma colher de chá cheia de canela em pó em uma frigideira quente que ela irá liberar os óleos aromáticos. Não deixe queimar. 

PIMENTA SÍRIA

A Pimenta Síria (Ba-har) é um tempero composto por Canela, Cravo, Noz-Moscada, Pimenta-da-Jamaica e Pimenta-do-Reino-Preta. É utilizada, especialmente, no preparo de quibes, esfihas e os charutinhos de folha de uva, mas também em outras comidas não necessariamente árabes, como assados em geral.
A propósito, fiquem ligados que, em breve, ensinaremos uma receita maravilhosa de Esfihas Tradicionais libanesas!
Você pode comprar a Pimenta Síria pronta em lojas de produtos árabes ou de especiarias, mas é mais gostoso fazer em casa, pois será moído na hora o que torna tudo mais perfumado.

O legal é que cada família libanesa tem seu próprio blend em suas proporções. Aqui ensinaremos do jeito que gostamos. Fiquem a vontade para variar. O importante é desenvolver o paladar e ir testando até encontrar sua combinação perfeita.

Ingredientes

1 colher de sopa de Pimenta-do-Reino Preta;
1 colher de sopa de Pimenta-da-Jamaica;
1 colher de chá de Cravo-da-Índia;
1 colher de chá de Canela em Pó
1/2 colher de chá de noz-moscada em pó ou ralada.

Modo de Preparo

Misture a noz-moscada e a canela em pó. Triture ou moa as pimentas e o cravo, misture tudo. Acondicione em um potinho bem tampado.

3 comentários:

  1. Obrigada. Vou fazer. Hoje fiz quibe cru e não tinha todos os ingredientes pra fazer. Estou receosa do gosto do cravo, maa vou experimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Rosalena! Se estiver receosa do sabor do cravo ficar muito forte, pode diminuir a quantidade e ir testando o quanto te agrada. muito obrigado pelo comentário e volte sempre!

      Excluir
  2. Gostei muito da receita de pimenta síria. Eu uso a canela normalmente em doces, no leite ou em chás, como os dessa página. Seu sabor e aroma são uma delícia sensorial da minha cozinha. Tenho sempre aqui, seja em pó ou em pau.

    ResponderExcluir