PraTodoChef

Doce de Sábado: Creme de Abacaxi com Merengue de Caramelo

0


 E aí, Chefs? 
Que o sábado é o melhor dia da semana, é unanimidade! todo mundo reza pra chegar logo!
Não é atoa que é o dia preferido dos 'chefs de fim de semana' para preparar aquele PratoDoChef e impressionar a família, os amigos e agarrar paixões pelo estômago! 
O sábado fica muito mais gostoso quando acompanhado de uma boa refeição e uma ótima companhia, afinal, 'todo mundo espera alguma coisa de um sábado a noite'! 
E o PraTodoChef estréia a coluna "Doce de Sábado" com uma sobremesa bonita e deliciosa que combina o sabor frutado de um creme com pedacinhos de abacaxi e a leveza de um merengue italiano com gosto de infância de um caramelo! Isso tudo de forma simples, mas bem harmonizada, para você curtir a noite em grande estilo!
Essa é uma daquelas receitas de família que aprendi com minha mãe (Minha MasterChef!),  foi sendo aperfeiçoada ao longo do tempo e não pode faltar em casa! 

Corre cá e confere a receita!


Creme de Abacaxi com Merengue de Caramelo

por Wendel Machado
PraTodoChef

Rendimento: 8 a 10 porções
Tempo de Preparo: Aprox. 30 minutos


Ingredientes
  • Creme de Abacaxi

1 un.  abacaxi (médio) sem miolo em cubos;
250 ml de água;
150 ml de leite;
110 gr. de açúcar
2 cxs. de flan ou pudim de baunilha;
200 ml de creme de leite

  • Merengue Italiano de Caramelo

3 claras
220 gr. de açucar
200 ml de água.

Modo de Preparo:
  • Creme de Abacaxi

Corte o abacaxi em cubos, acrescente a água e o açúcar, cozinhe por 10 minutos em fervura branda.
Coe e reserve o abacaxi.
Com o caldo morno dissolva os pacotes de pudim ou flan de baunilha, acrescente o leite e leve ao fogo até que adquira a consistência de creme.
Junte o abacaxi, misture e cozinhe por mais 5 min.
Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.
Coloque no refratário e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. 

  •  Merengue Italiano

Em um recipiente bem limpo e livre de gordura bata as claras em neve. Reserve. Em uma panela, misture o açúcar com a água ainda fria até que esteja quase todo dissolvido. Leve ao fogo baixo para fazer uma calda em ponto de caramelo. Com a batedeira ligada, vá batendo as claras e acrescentando a calda quente aos poucos. Continue batendo até que tenha esfriado ou que esteja bem firme.
Quando a sobremesa estiver morna, cubra com o merengue fazendo picos com a colher ou, se preferir, coloque em um saco de confeitar com bico pitanga e decore. Mantenha na geladeira até o momento de servir. 

Obs: Também pode ser feita em porções individuais. Gosto de fazer em refratário de vidro porque possibilita vizualizar as camadas. 

0 comentários:

Postar um comentário